Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Nossos projetos
Veja os projetos mais recentes que estão sendo realizados pela REMADS. Os projetos a seguir ainda estão sendo realizados ou ainda estão em fase de contratação. Os projetos encerrados, cujos relatório já foram emitidos podem ser obtidos na Biblioteca virtual
Impactos Ambientais dos Resíduos de Tratamento de Água na Represa de Juturnaíba
O objetivo deste estudo é avaliar o impacto e abrangência dos passivos ambientais gerados pelas estações de tratamento de água às margens do Lago de Juturnaíba, na qualidade da água da represa e avaliar os riscos futuros de ocorrência de uma dissolução catastrófica destes resíduos, inviabilizando a retirada de água para consumo humano. Pesquisa Financiada pela FAPERJ.
Avaliação das Taxas de Remineralização de Nutrientes em Sedimentos Lagunares
A poluição orgânica em lagunas costeiras provoca sérios efeitos na estrutura do ecossistema, gerando desequilíbrios que podem causar florações algas e mortandades de organismos. Uma solução comumente proposta é a abertura das lagunas para o mar, incrementando a taxa de troca de água e diluindo a contaminação. Embora esta solução pareça simples, não considera os processos de estocagem de nutrientes no sedimento, o qual, em contato com águas de baixa concentração pode provocar uma intensa remineralização (difusão) dada pelo aumento do gradiente. O presente estudo pretende avaliar as taxas de difusão de nutrientes a partir de sedimentos da laguna de Araruama quando em contato com água de baixa concentração. Pesquisa financiada pelo CNPq.
Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 implementou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas seu objetivo não simplesmente erradicar os lixões das paisagens municipais. A Lei busca a implementação de um Sistema de Gestão dos Resíduos Sólidos que abrange produção, coleta, reuso, reciclagem e destinação final.
A nível municipal a Lei tem se mostrado um problema, pois as Prefeituras não dispõem de estrutura e pessoal qualificado para a execução da gestão. Assim, nosso objetivo é desenvolver sistema, pautado na melhoria contínua que abranja educação ambiental, logística e tecnologias de reuso e reciclagem, que permita o máximo reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, reduzindo a pressão sobre os aterros sanitários.